Curiosidades
A LAVANDERIA TAMBÉM LAVA MALHA, PT, CAMISARIA, ENTRE OUTROS
Todos os tecidos são formados pelo que chamamos de ligamento, em geral o mais comum em tingimento é o denim. Mas independentemente do tecido ou do ligamento, o que interessa para o corante aplicado é o tipo de fibra empregado no tecido. Dentre as fibras que podem ser tingidas estão as três categorias:

•  Fibras Naturais
•  Fibras Artificiais
•  Fibras Sintéticas

Afirma-se que todas as fibras têxteis podem ser tintas em lavanderias, com exceção do POLIPROPILENO.

O tingimento dá-se em peças confeccionadas denominadas PT , que sofrem os seguintes processamentos: mercerização, purga, alvejamento oxidativo e sanforização (para evitar encolhimentos posteriores). Utilizando-se, para tanto, aviamentos 100% algodão.

Aquela velha sensação de camiseta macia, gostosa, expressa por uma peça velha, traduz-se a partir do vintage , que além de tudo é confortável. Dentro das lavanderias industriais têxteis é possível obter esse toque a partir de um processo de envelhecimento da malha acelerado. Existem variados processos físicos e químicos, donde a tecnologia fornece tais condições. O segredo de tudo isso está no processo criativo, não deixando de lembrar a importância do chão-de-fábrica. Variados processos são utilizados com excelentes resultados e absorção pelo mercado.

Não poderia ser diferente. Como o índigo, a malha por sua versatilidade entrou para a categoria dos produtos altamente diferenciados. O tratamento pode ser realizado em malha PT ou colorida. São várias técnicas diferentes aplicadas dentro do mesmo processo. Basta inverter a ordem das etapas.

Para obter um tingimento que não fica uniforme, ou seja, não recobre toda a superfície do tecido e que o deixa entrever áreas do fundo, as técnicas mudam assim como os efeitos. Aplicar resina antes ou depois de prensar a camiseta produz resultados distintos. Acontece o mesmo com o uso de álcali e corante reativo. Como o álcali é um condutor usado para fixar o reativo, é possível obter efeitos diferentes se prensar a camiseta antes ou depois da aplicação.

A lavanderia tinge e estona ao mesmo tempo em um único processo, a partir de pedras ou a seco, obtendo como resultado um tingimento parcialmente manchado. Após esta etapa, é possível aplicar silkscreem , pulverizar pigmento ou qualquer outro beneficiamento, tendo como resultado final, uma peça diferenciada.

O importante é ter muito cuidado com a resina aplicada e a prensa. Deve-se fazer um isolamento para que a chapa de ferro da prensa não entre em contato direto com a malha. Esse isolamento é feito usando uma folha térmica. Trata-se de um procedimento necessário porque se o ferro encosta no tecido, queima a malha, tirando-lhe a resistência.

Em tecidos mais leves, como é o caso da malha, utiliza-se enzimas, por meio de esgotamento em uma máquina onde as peças são imersas numa substância química em temperaturas de até 60 graus Celsius, por determinado tempo. Após tais processos, o que se têm como resultado é um sutil desgaste na superfície do tecido, devido a perda de cor e ao atrito entre as peças durante o processo. Assim, a peça ganha um toque macio com aspecto envelhecido. Como segue a foto:






Ainda dentro da corrosão de cor, outro processo muito conhecido é a marmorização, que consiste numa retirada mais acentuada da cor, utiliza-se para tanto, outros químicos e até mesmo materiais imersos em banhos frios. O contraste de cor é bem mais agressivo.

Outra opção é tingir com pigmentos, o tecido pode ou não ser malha PT. Este tingimento, por sua vez, resulta em um aspecto envelhecido, pois o pigmento é uma substância insolúvel em água, não há uma uniformidade da cor, característica que assegura à peça aspecto desbotado. Já o destroyed é um efeito caracterizado por uma lavagem mais agressiva, tal qual se aplica o processo de stone washing e leves puídos. Há marcas que agregam, também, pequenos rasgados, que caracterizam o estilo trash.


   

   





As peças com aspecto sujo são chamadas dirty. São obtidos pelas aplicações localizadas de jatos de corantes. Como característica dos falsos sujos utiliza-se os tons que podem variar desde o bege até os tons de castanho. Todavia, o beneficiamento de malhas não se restringe apenas ao envelhecimento de peças, há outros processos como é o caso do tie-dye , cujo termo vem do inglês amarrar e tingir. Processo bem artesanal, feito peça por peça, que despontou a partir da década de 1960, resultando em algo exclusivo, assegurado pelo processo manual.

Para agregar valor às peças confeccionadas e aos processos onde há trabalho manual, o beneficiamento em malhas surge para dar novo aspecto e garantir diferenciação ao consumidor.
 
 
Anel Viário Pref. Sincler Sambatti s/n | Gleba Ribeirão Pinguim | Maringá - PR | CEP: 87053-105.
Fone / Fax: 44 3220.2250 | E-mail: sac@dinamicalavanderia.com.br
Desenvolvido por Oliver Media